1/11/2009

Salmão defumado em casa

Avisei o Jamie que deu certo !
Assistimos no GNT (Jamie Oliver - em casa) e resolvemos também fazer nosso próprio salmão defumado. Depois de várias pessoas acharem que estávamos loucos e sugerirem grelhas e defumados prontos fizemos e deu super certo ! Uma delícia, perfeito !
Imprescindível a ajuda do Elton (que será nosso convidado na próxima defumação!), que nos deu a serragem.

A defumação é totalmente rústica, feita dentro de uma lata, com pequenos furos na tampa. Usamos serragem, que aquecida 'queima' e faz defumar. Esta lata fechada funciona como um forno, pois todo o calor se concentra dentro, o que faz cozinhar e defumar o salmão.

Usamos uma lata de biscoitos, quadrada, não muito grande e nem alta demais. Comprei uma tela na ferragem e fizemos tipo uma grelha, como um 'descanso' para o salmão. Esta tela tem que estar uns 4/5 cm acima do fundo da lata, pois embaixo dela ainda irá a serragem (2 ou 3 punhados) e os temperos (vários ramos de alecrim e sálvia, frescos).

Molho Picante
1 abacate sem casca e sem caroço, picadinho
1/2 pepino descascado e picadinho
2 ou 3 tomates italianos sem semente e casca e picadinhos
2 pimentas vermelhas sem sementes e picadinhas
suco de 1 limão taiti
cebolinha picadinha fina
coentro (fica forte, pode ser trocado por salsa)
azeite de oliva
* Misturar todos os ingredientes do molho. Guarde na geladeira.


O salmão:
filés de salmão
sal
azeite de oliva
* Tempere o salmão com sal e azeite de oliva e coloque na lata.

Leve a lata diretamente à boca do fogão. Cozinhe fechada por 10 minutos, em fogo baixo. Desligue e deixa descansar por mais 3 minutos. Está pronto ! sirva e decore. Sirva com batata cozida.